Adolescentes/Jovens

Scroll

Sonda nasojejunal (NJ)

Antes do procedimento

Antes da colocação da sonda, alguém irá explicar o que vai acontecer, porquê e o que esperar. Será necessário um consentimento verbal, para que a sonda seja colocada.

É sempre bom ter um ente querido por perto, para dar apoio moral antes, durante (quando apropriado) e depois da colocação da sonda. Se é cuidador da pessoa que vai colocar a sonda tem permissão para estar presente durante a colocação e sabe que essa pessoa querida às vezes pode não cooperar, poderá ser chamado(a) para ajudar a segurá-la durante a colocação. Caso não se sinta à vontade para ajudar quando for chamado(a) (o que não faz mal), pode dizer isso à equipa médica.

Durante o procedimento

A sonda nasojejunal pode ser colocada de várias formas. Dependendo dos equipamentos disponíveis na instituição, pode ser levado(a) para uma sala especial de procedimentos na secção de endoscopia ou raios-x ou pode ser levado(a) depois de ter sido colocada a sonda, para tirar uma radiografia ou até pode não ter de sair de onde está. Quando não é necessária uma sala especial, a colocação é feita “ao lado do leito”.

Pode ser que a sonda seja colocada ao lado do leito com o sistema CORTRAK*. Esse dispositivo permite que a equipa médica observe a passagem da sonda através de um ecrã. Se for utilizado, será colocado na parte inferior do tórax um sensor de formato triangular. Se o hospital não tiver esse dispositivo, a equipa continuam a poder colocar a sonda ao lado do leito, reposicionando-o(a) conforme necessário durante o procedimento. A sonda passará pelo nariz, garganta, esófago, estômago e, por último será guiada através da pequena abertura (designada por piloro) para dentro do intestino delgado. Antes da colocação começar, a sonda será mergulhada em água ou gel lubrificante para que sua passagem seja mais confortável. O(a) enfermeiro(a) irá pedir ao seu ente querido, ou a sua ajuda, para inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, pois isso pode ajudar a sonda a passar mais facilmente através do nariz e garganta. Pode engasgar-se, e isso pode ser desagradável de ver, mas estar ao lado de seu adolescente ou ente querido pode proporcionar-lhe consolo e fazê-lo sentir-se apoiado; além disso, essa parte da colocação da sonda termina muito rapidamente.

Pode levar alguns minutos para colocar a sonda na melhor posição para alimentação.

Antes da sua utilização, a devida colocação da sonda será verificada. Se for usado um condutor-guia (estilete), este será removido assim que a sonda estiver na sua posição e esta será presa à bochecha, ou ao nariz, com fita adesiva ou com outro dispositivo de fixação.

Depois do procedimento

É normal que se engasgue um pouco e sinta desconforto no início. Durante esta fase é extremamente benéfico pensar positivo. Nunca se esqueça, ou lembre ao seu ente querido, que muitas pessoas já fizeram isto com sucesso e você/ele também o pode fazer. Boas palavras de autoencorajamento são: “Eu consigo fazer isto! Eu vou fazer isto!”

É importante que não se esqueça de escovar os dentes ou enxaguar a boca várias vezes ao dia, para manter a boca limpa e húmida. Também deve perguntar se não há problema em beber líquidos, ingerir alimentos ou tomar medicamentos por via oral com uma sonda nasojejunal.

Antes da alta, verifique se tem todas as coisas e os equipamentos de que precisa para levar para casa ou, se sabe onde os obter. A equipa médica vai ensiná-lo(a) a administrar medicamentos e a enxaguar a sonda. Recomendamos enxaguar a sonda a cada quatro horas durante o dia, antes e depois de cada administração de alimentação ou de medicamentos, para evitar qualquer entupimento e para a manter a funcionar. A equipa médica também o(a) vai ensinar a ligar a sonda ao conjunto de administração e a administrar a alimentação utilizando uma bomba.

Seu primeiro dia em casa

A primeira coisa que vai precisar de fazer ao chegar a casa é escolher um lugar onde guardar as coisas e os equipamentos e um espaço limpo para preparar a alimentação por sonda e o conjunto de alimentação.

Usar uma mochila para carregar a bomba e a alimentação a administrar através da sonda permite maior mobilidade, principalmente à medida que regressar à rotina normal. Enrole a linha de infusão sem apertar e prenda-a com fita adesiva, para evitar que tropecem nela acidentalmente. Se você animais de estimação ou crianças pequenas por perto, tome precauções para manter a alimentação a administrar pela sonda e conjunto de administração fora do seu alcance. Verifique a sonda e certifique-se de que continua presa firmemente.

Mantenha o documento sobre problemas urgentes e emergências sempre à mão para o caso de ter dúvidas.

Não se esqueça: depois de qualquer grande mudança, o primeiro dia em casa vai exigir alguma adaptação. Contudo vai habituar-se em pouco tempo e saber o que fazer, e como fazer, além de desenvolver uma nova rotina que acabará por se tornar natural.