Adolescentes/Jovens

Scroll

Sonda nasogástrica (NG)

Antes do procedimento

Você, ou o seu jovem/ente querido ao estar alerta antes da colocação da sonda, terá acesso à explicação do que vai acontecer, o porquê e o que esperar. Será necessário um consentimento verbal, para que a sonda seja colocada.

Durante a colocação da sonda, é sempre bom ter um ente querido por perto, para dar apoio moral. Se é cuidador do adolescente ou jovem que vai colocar a sonda e sabe que essa pessoa querida às vezes pode não cooperar, poderá ser chamado(a) para ajudar a segurá-la durante a colocação.

Durante o procedimento

Alguns adolescentes e jovens podem ser ensinados a colocar a sonda em si próprios durante o procedimento. Isso irá ajudá-los a saber o que fazer no futuro, por terem tido essa experiência.

Durante o procedimento, pode ser solicitado ao seu ente querido, ou com a sua ajuda, que beba pequenos goles de água com uma palhinha para ajudar facilitar a passagem da sonda até ao estômago. Um(a) enfermeiro(a) determinará que comprimento da sonda será inserido, medindo a distância do nariz até à ponta do lóbulo da orelha e ao ponto médio, entre o esterno e o umbigo.

Antes da colocação, a sonda será mergulhada em água ou gel lubrificante para ficar escorregadia. O gel lubrificante pode causar uma sensação de ardor nas passagens nasais, por isso pode ser preferida a utilização de água. O(a) enfermeiro(a) irá pedir ao seu ente querido, ou a sua ajuda, para inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, pois isso vai ajudar a sonda a passar mais facilmente através do nariz e garganta para o esófago até ao estômago. É muito provável que se engasgue. Isso pode ser desagradável de ver, mas estar ao lado do seu adolescente ou ente querido pode proporcionar-lhe consolo e fazê-lo sentir-se apoiado.

Posteriormente, um(a) enfermeiro(a) vai ensinar-lhe, ou ao seu ente querido, como confirmar se a sonda está na posição certa. Se tiver sido usado um condutor-guia (estilete) para guiar a sonda até ao estômago, este será removido e a sonda será presa na bochecha com fita adesiva.

Depois do procedimento

Inicialmente, é normal sentir algum desconforto na narina e/ou no fundo da garganta. Essa sensação vai diminuir à medida que se vai habituando à sonda. Durante esta fase é extremamente benéfico pensar positivo. Nunca se esqueça, e lembre ao seu ente querido, que muitas pessoas já fizeram isto com sucesso e você/ele também o pode fazer. Boas palavras de autoencorajamento são: “Eu consigo fazer isto! Eu vou fazer isto!”

A equipa vai ensiná-lo(a) como preparar a alimentação e operar a bomba. Caso não use uma bomba, vão ensiná-lo(a) a administrar os alimentos sem uma, com uma seringa para a administração de bolus.

Escovar frequente dos dentes e manter uma boa higiene bucal é muito importante para manter a boca limpa e húmida. Também deve perguntar se não há problema em beber água e comer alimentos, se for possível a ingestão oral.

Antes da alta, verifique se tem todas as coisas e os equipamentos de que precisa para levar para casa ou, pelo menos, se sabe onde os obter. Isto inclui fita adesiva de boa qualidade, para prender a sonda, seringas e uma sonda NG extra. Certifique-se de que tirou todas as suas dúvidas e de quem tem em casa um contato de emergência para salvaguarda.

Seu primeiro dia em casa

A primeira coisa que vai precisar de fazer ao chegar a casa é escolher um lugar onde guardar as coisas e os equipamentos. Também vai precisar de ter acesso a um espaço limpo, onde possa preparar a fórmula. O(a) nutricionista, enfermeiro(a) ou entidade de assistência ao domicílio vai aconselhá-lo(a) e providenciar o fornecimento contínuo de tudo o que necessita antes de deixar o hospital.

Será aconselhado(a) a verificar a sonda várias vezes ao dia, para se certificar de que não se moveu, sempre antes de a utilizar para alimentação ou administração de medicamentos, com um teste de pH (vão mostrar-lhe como fazer isso antes de deixar o hospital). Se tiver alguma dúvida sobre a posição da sonda, não a utilize e peça indicações ao profissional de assistência ao domicílio.

E lembre-se, mesmo se não estiver a comer ou a tomar medicamentos por via oral, a higiene bucal continua a ser muito importante. Escovar os dentes ou utilizar frequentemente esponjas de higiene oral são medidas necessárias para fazer a higiene da boca e mantê-la húmida.

Consulte as suas anotações ou as informações da alta hospitalar, quando começar. Se tiver aprendido a trocar a sonda em casa, não se esqueça de manter o folheto de urgências e emergências à mão, para consulta rápida.

Não se esqueça: depois de qualquer grande mudança, o primeiro dia em casa vai exigir alguma adaptação. Contudo vai habituar-se em pouco tempo e saber o que fazer, e como fazer, além de desenvolver uma nova rotina que acabará por se tornar natural para si. Mais uma dica: em algumas ocasiões, vai precisar de administrar medicamentos pela sonda nasogástrica. Nesse caso, pergunte se o medicamento precisa de ser diluído primeiro. Também vai precisará de enxaguar a sonda antes e depois de administrar o medicamento e a alimentação, para evitar qualquer entupimento.