Perguntas frequentes

Como funciona a entrada de alimentação da sonda de gastrostomia MIC-KEY*?

A alimentação e os líquidos são administrados no estômago pela sonda, pelas entradas de alimentação e de medicação. Quando não estiver a ser utilizada, a entrada deve ficar fechada com a tampa. Uma válvula anti-refluxo localizada dentro e em direção à parte superior da entrada de alimentação, ajuda a evitar que o conteúdo do estômago vaze da sonda. A válvula é aberta com o conjunto de extensão.

Qual é a manutenção necessária para o balão de silicone? (todas as sondas)

O balão deve ser cheio com água estéril ou destilada. Não se recomendam soluções salinas e água da torneira, pois podem danificar o balão. O ar também não é recomendado para insuflação.

O volume do balão deve ser verificado semanalmente e, se a quantidade de água no balão for menor do que a prescrita pelo médico, será preciso adicionar água. Um balão com quantidade insuficiente de água pode fazer com que a sonda caia ou se desloque. Verifique os volumes de água recomendados nas instruções de utilização (IFU), pois podem variar de acordo com o tamanho da sonda.

ADVERTÊNCIA: TENHA CUIDADO AO ENCHER OU RETIRAR ÁGUA DO BALÃO. CERTIFIQUE-SE DE QUE ESTABILIZA A SONDA DE ALIMENTAÇÃO NO ESTOMA, POIS PODE SER FACILMENTE PUXADA OU CAIR QUANDO O BALÃO É ESVAZIADO.

Qual é a finalidade das seringas no kit da sonda de gastrostomia (G) MIC-KEY*?

Uma seringa de 6 ml vem com a sonda de gastrostomia MIC-KEY* e deve ser usada para encher ou esvaziar o balão, quando são feitas verificações de volume repetidas e quando a sonda de alimentação é substituída. Deve ser usada uma seringa de cateter de 20 ml ou mais, para preenchimento e enxaguamento dos conjuntos de extensão e quando se verifica a colocação correta da sonda de alimentação.

Quais são as etapas para a manutenção diária da sonda de gastrostomia MIC-KEY*?

  1.  Lave as mãos com água e sabão e depois seque-as completamente, antes de tocar na sonda.
  2. Inspecione a pele ao redor do estoma antes e depois da alimentação. Verifique se a pele está limpa e seca, sem infeção, e se há vazamento gástrico.
  3. Não se recomenda a utilização de curativos a longo prazo e devem ser evitados, a menos que necessários. Se tiver sido usado um curativo, troque-o assim que ficar húmido ou sujo.
  4. Limpe a pele delicadamente ao redor do estoma, com água morna e sabão, usando aplicadores com ponta de algodão ou um pano macio, depois enxague e seque bem.
  5. Inspecione a sonda e rode o disco de fixação 360º e mais um quarto de volta, para evitar que o tecido adira à sonda, aliviar a pressão na pele e permitir a circulação de ar. Não rode as sondas jejunais, pois estas estendem-se até o jejuno e a rotação poderia transmitir torque, fazendo-as retrair dentro do estômago.
  6. Limpe delicadamente a cabeça de alimentação ou disco de fixação com um aplicador com ponta de algodão ou um pano macio.
  7. Certifique-se de que o balão e as entradas de alimentação estão limpas, sem resíduos de fórmulas ou líquidos e livres de resíduos. Cuidado: Não force os aplicadores com ponta de algodão ou outros objetos estranhos na válvula da entrada de alimentação, pois a válvula pode rasgar-se e resultar em vazamento.
  8. Enxague a sonda de alimentação com água a cada 4 a 6 horas durante a alimentação contínua, antes e depois de cada alimentação intermitente ou em bolus ou, no mínimo, a cada 8 horas se a sonda não estiver a ser usada.

Como é verificada a colocação de uma sonda de gastrostomia MIC-KEY*?

Antes da alimentação, verifique a sonda de gastrostomia para se certificar de que não está entupida, nem se deslocou para fora do estômago. Pode fazer isso aspirando 5 a 10 ml de ar para uma seringa. Coloque um estetoscópio no lado esquerdo do abdómen, logo acima da cintura. Injete o ar pela entrada de alimentação do conjunto de extensão e ouça o estômago “roncar”. Tente novamente se não ouvir um som. Caso ainda não consiga ouvir, não prossiga com a alimentação. Entre em contato com a equipa médica e comunique o problema.

Outro método consiste em ligar o conjunto de extensão à sonda de alimentação e encaixar uma seringa com ponta de cateter, com 10 ml de água, na entrada de alimentação do conjunto de extensão. Puxe o êmbolo. Quando o conteúdo do estômago aparecer na sonda, enxague o tubo com água.

Verifique se há vazamento ao redor do estoma. Se, a qualquer momento, suspeitar que a sonda de alimentação se deslocou, interrompa a alimentação e entre em contato com a equipa médica para comunicar o problema.

Qual é o procedimento apropriado para descompressão ou “abertura” com a bolsa FARRELL*? (sondas de gastrostomia e gastrojejunais MIC-KEY* e MIC*)

O sistema de descompressão FARRELL* é um sistema entérico fechado, desenvolvido para permitir a remoção do excesso de gases do estômago (distensão/inchaço abdominal) e evitar a perda de alimentação, medicamentos e de conteúdo do estômago. Durante a abertura, qualquer alimentação na sonda que for para a bolsa e para a linha de infusão do FARRELL* deve regressar por gravidade para o paciente. O clamp de rolete branco ajuda a controlar a velocidade a que a alimentação é transferida da sonda para o paciente. O sistema de válvula FARRELL* é indicado para pacientes neonatos, pediátricos e adultos. Pode ligar-se uma seringa ao conjunto de extensão ou à sonda de comprimento padrão, antes de usar a bolsa FARRELL*, para reduzir a pressão. Para obter mais detalhes sobre como usar a bolsa do sistema FARRELL*, consulte o guia ou vídeo de cuidados do paciente.

Como devem ser administrados os medicamentos? (todas as sondas)

Os medicamentos devem ser administrados na forma líquida. Os medicamentos densos podem obstruir a entrada. Se um medicamento estiver disponível somente em comprimidos ou cápsulas, triture-os e misture-os com água. O medicamento não deve ser misturado com a fórmula, pois a mistura pode endurecer e obstruir a sonda. NUNCA triture medicamentos com revestimento entérico.

Antes de cada medicamento e entre um medicamento e outro, a entrada de medicação ou a sonda deve ser enxaguada com água.

O que devo fazer se houver vazamento gástrico na zona do estoma? (todas as sondas)

O vazamento pode ocorrer por vários motivos.

  • Pode estar a administrar o alimento rápido demais ou num volume grande demais. Consulte sempre a equipa médica, antes de fazer qualquer ajuste no regime de alimentação.
  • Posição inadequada durante a alimentação. Mantenha a cabeça elevada, pelo menos 30 graus, durante a alimentação até 1 hora depois. Isto também pode ajudar a evitar aspiração.
  • O balão pode não ter a quantidade adequada de água. As verificações de volume do balão a cada 2 semanas podem ajudar a garantir que tenha a quantidade certa. Se notar que o volume de fluido está continuamente abaixo da quantidade prescrita, o balão pode estar com problemas de vazamento. Se o balão tiver problemas de vazamento, terá que ser substituído.
  • O dispositivo pode estar mal dimensionado ou indevidamente estabilizado e deve pedir ao médico que reavalie a sonda, usando um dispositivo para medição do estoma.

ADVERTÊNCIA: TENHA CUIDADO AO ENCHER OU RETIRAR ÁGUA DO BALÃO. A SONDA DE ALIMENTAÇÃO PODE CAIR OU SER FACILMENTE ARRANCADA.

Se suspeitar de vazamento gástrico:

  • Limpe e seque a zona delicadamente, depois verifique passados de 30 minutos para ver se há vazamento recente. Isso indicar-lhe-á se existe vazamento gástrico real, e não apenas um derrame de alguma alimentação anterior ou de uma verificação de sonda. Se houver vazamento gástrico real e a pele estiver intacta, você pode perguntar ao médico se deve aplicar um protetor de pele ou uma barreira contra a umidade, como uma pomada de óxido de zinco. Informe o médico se a vermelhidão se estender por mais de 1 cm, a partir do estoma, ou se estiver acompanhada de dor, inchaço ou pele removida.

Como funciona a sonda de alimentação de comprimento padrão para gastrostomia? (Sonda de gastrostomia MIC*)

A sonda de alimentação para gastrostomia MIC* (sonda G MIC*) proporciona um meio de aceder ao estômago para a administração de alimentação, líquidos e medicamentos. Também pode ser usada para libertar o excesso de ar ou conteúdo do estômago.

A sonda de gastrostomia (G) MIC* é feita de silicone e mantida no lugar por um balão interno que impede que caia do estômago e um anel ou disco de fixação externo SECUR-LOK*, que impede que esta migre para dentro do estômago. A sonda deve ficar tapada quando não estiver a ser utilizada.

Como funciona a sonda de alimentação gastrojejunal? (Sonda gastrojejunal MIC-KEY* e sonda gastrojejunal MIC*)

A sonda de alimentação gastrojejunal usa-se para aceder ao estômago e ao jejuno com a finalidade de administrar alimentação, líquidos e medicamentos e fazer a descompressão do estômago. Este tipo de sonda se passa pelo estômago e chega ao jejuno para administrar a alimentação no intestino delgado. A entrada de alimentação jejunal é usada para administrar alimentação e medicamentos. A alimentação gástrica pode ser utilizada para descompressão ou para medicamentos (somente se recomendado pela equipa médica). As sondas gastrojejunais (GJ) de baixo perfil, como as sondas gastrojejunais MIC-KEY*, requerem um conjunto de extensão para abrir as válvulas para a administração de alimentação, líquidos e medicamentos.

Como funciona a sonda de alimentação jejunal? (Sonda jejunal MIC-KEY* e sonda jejunal MIC*)

A sonda de alimentação J ou jejunal é usada para aceder ao jejuno com a finalidade de administrar a alimentação, líquidos e medicamentos diretamente no intestino delgado. A sonda de alimentação jejunal é feita de silicone e mantida no lugar por um balão interno, que impede que caia do estômago e um disco de fixação externo, fixo, que impede que esta migre para dentro do estômago. As sondas jejunais de baixo perfil requerem um conjunto de extensão para abrir as válvulas para administração de alimentação, líquidos e medicamentos.