Sonda Nasojejunal (sonda NJ) Peças e Extensão

Assim como as sondas nasogástricas, as sondas nasojejunais descem pelo nariz e esôfago mas, em vez de irem diretamente para o estômago, terminam no intestino delgado.
Podem ficar no duodeno (sonda ND) ou no jejuno (sonda NJ).

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e o jejuno é a parte do intestino delgado que vem a seguir. Pode ouvir o médico usar o termo “pós-pilórica”, quando se referir a esse tipo de sonda. Se uma sonda for até ao seu intestino, como a sonda naso-intestinal (NI), chama-se “sonda de alimentação pós-pilórica”.

As sondas que tiverem de passar pelo estômago para chegar ao intestino delgado requerem que seja um médico com formação a colocá-las e não devem ser substituídas em casa, se sofrerem uma deslocação significativa. Em muitos hospitais e clínicas, essas sondas ainda podem ser colocadas ao lado do leito (o que significa que não precisa ir para uma sala de endoscopia ou de cirurgia) caso o médico utilize um auxílio para visualização, como raio-x ou um dispositivo CORTRAK*, para garantir que a sonda chega até onde devia. Pode ser levado(a) para uma sala de imagiologia, onde o médico pode usar instrumentos especiais, como fluoroscopia (raio-x) e/ou um endoscópio (pequeno tubo com uma câmara na extremidade utilizado para ver dentro do corpo), para colocar a sonda, bem como para confirmar se esta atingiu a parte do corpo que devia atingir.

As sondas nasogástricas normalmente são usadas a curto prazo, nunca mais do que quatro a seis semanas. No entanto, as sondas naso-intestinais geralmente ficam na posição enquanto estão funcionais.