Sonda de gastrostomia (G)

As sondas de gastrostomia são semelhantes às sondas PEG, uma vez que ambas são inseridas no estômago pelo abdómen para alimentação a longo prazo. Contudo, são um pouco diferentes na sua aparência. As sondas de gastrostomia têm um balão cheio de água que as mantém no lugar dentro do estômago. Estas podem ainda ser sondas de comprimento padrão ou sondas de baixo perfil, que ficam mais próximas da pele, e são mais fáceis de ocultar sob a roupa. As sondas de baixo perfil permitem maior liberdade e mobilidade, pois pode locomover-se sem que a sonda fique presa ou seja arrancada facilmente.

As sondas de gastrostomia normalmente são colocadas depois de receber uma PEG e o estoma cicatrizar, mas, em alguns casos, os médicos podem conseguir colocar uma sonda de gastrostomia, ou até mesmo uma sonda de gastrostomia de baixo perfil, logo de início. Ao serem colocadas pela primeira vez, as sondas de gastrostomia requerem cirurgia. Esse tipo de sondas diferencia-se da maioria das outras, pois uma vez que o trato do estoma tiver cicatrizado e lhe for dada a aprovação e orientações do médico, as sondas de gastrostomia, de tamanho padrão e de baixo perfil, podem ser substituídas em casa.

Como é uma sonda de gastrostomia?

Click image to enlarge.
Click image to enlarge.

Sonda de gastrostomia MIC-KEY*

Esta sonda de baixo perfil, por vezes chamada do tipo “botão”, contém um conjunto de extensão MIC-KEY*, que pode ser destacado quando não estiver a ser utilizado e pode ser facilmente ocultada sob a roupa.

Sonda de gastrostomia MIC*

Esta é uma sonda para gastrostomia de comprimento padrão. Esta sonda pode ter uma ou duas entradas gástricas.

Conjunto de extensão MIC-KEY*

O conjunto de extensão liga-se a qualquer sonda de alimentação MIC-KEY* quando há necessidade de administrar alimentação, líquidos ou medicamentos.

Conjunto de extensão para bolus MIC-KEY*

O conjunto de extensão liga-se a qualquer sonda de alimentação MIC-KEY* quando há necessidade de administrar alimentação, líquidos ou medicamentos. Os conjuntos de extensão para bolus são especialmente úteis, quando são administradas através da sonda grandes quantidades de alimentares para alimentação.