Adolescentes/Jovens

Scroll

Sonda jejunal (J)

Antes do procedimento

No dia da cirurgia, ser-lhe-á mostrada uma sonda jejunal ou a imagem de uma. As sondas jejunais podem ser de baixo perfil ou de comprimento padrão.

Este procedimento provavelmente exigirá vários dias de internamento hospitalar. No período de 24 a 48 horas antes irá receber instruções sobre o protocolo pré-procedimento, inclusive sobre como se preparar para a cirurgia, e acerca do número específico de horas de jejum de líquidos e alimentos. Também receberá instruções sobre o que é que vai precisar e onde pode adquirir essas coisas.

A equipa médica recapitulará as informações sobre como usar a sonda e os equipamentos depois do procedimento.

Durante o procedimento

Este procedimento requer anestesia. O procedimento normalmente demora entre uma e três horas na sala de cirurgia, depois mais algumas horas na sala de sala de recobro pós-anestésico.

Depois do procedimento

Serão administrados medicamentos para ajudar a aliviar a dor, além de ser dada uma prescrição para tomar em casa.

É natural que observe alguma drenagem transparente ou tingida de sangue depois do procedimento. A equipa médica pode utilizar um curativo para absorver a drenagem. Os curativos serão usados apenas nos primeiros dias do pós-operatório, se ocorrer drenagem. Certifique-se de que troca o curativo sempre que necessário, para manter a zona seca, visto que os curativos húmidos e sujos podem causar lesões na pele ao redor da zona do estoma. É normal alguma vermelhidão ao redor do estoma, que deve desaparecer em cerca de três dias.

Para sondas de comprimento padrão, a sonda pode ser presa ao abdómen com fita adesiva.

O melhor é optar por um banho de esponja no primeiro dia depois da cirurgia. Por ocasião da alta, deve receber instruções sobre os cuidados diários a ter com a sonda e com o estoma, além de informações sobre como usar e cuidar do conjunto de extensão (se estiver a usar uma sonda de baixo perfil). Também receberá orientações sobre como administrar alimentos ou medicamentos, como enxaguar a sonda e quando deve ligar para o médico.

A alimentação com bomba provavelmente iniciar-se-á numa base de 24 horas por dia. O médico indicará se a taxa de fluxo poderá ser aumentada para permitir, ou ao seu ente querido, algum tempo sem a bomba.

Seu primeiro dia em casa

No seu primeiro dia em casa, escolha um bom local para guardar os equipamentos e um local limpo para preparar a bomba e o conjunto de alimentação. Consulte as instruções por escrito sobre alimentação por sonda e sobre como ajustar a taxa de fluxo na sua bomba de alimentação entérica.

Até que a zona do estoma da sonda jejunal esteja totalmente cicatrizada, evite a imersão em água. Tome duches, em vez de banhos de banheira. O profissional de saúde vai avisá-lo(a) quando puder tomar banho de banheira ou nadar.

Nas duas primeiras semanas, limpe a sonda jejunal e a zona do estoma diariamente com gaze e água estéril. Não se esqueça de que não deve rodar nem manipular excessivamente essas sondas. Certifique-se de que mantém a sonda e a zona do estoma sempre limpas e secas. É natural que observe alguma drenagem nos primeiros dias, mas fique também atento(a) às alterações relevantes na pele ou no estoma que a equipa médica lhe descreveu antes de receber alta.

Deve ter em atenção que a sonda só deve ser enxaguada com uma quantidade reduzida de água, antes e depois de administrar algum medicamento. O enxaguamento com grandes volumes de água pode induzir diarreia durante alguns dias. Não se esqueça de realizar a higiene bucal, mesmo se não houver ingestão de alimentos ou de medicamentos por via oral. É importante escovar os dentes frequentemente e enxaguar a boca várias vezes ao dia.

Trate de enrolar delicadamente o conjunto de alimentação e prenda-o com fita adesiva, para evitar que se enrosque em alguma coisa acidentalmente. Usar uma mochila é particularmente útil para circular dentro e fora de casa.

Passado um período de duas semanas: Limpe a zona da sonda jejunal diariamente, com água e sabão.

Não se esqueça de que não deve rodar nem manipular excessivamente essas sondas. Reveja todas as instruções fornecidas pela equipa médica e compreenda a distinção entre o que exige resposta urgente (até 24 horas) ou de emergência (imediata).

Não se esqueça: depois de qualquer grande mudança, o primeiro dia em casa vai exigir alguma adaptação. Contudo vai habituar-se em pouco tempo e saber o que fazer com a sonda de alimentação e desenvolverá uma nova rotina que acabará por se tornar natural.