Adolescentes/Jovens

Scroll

Sonda de gastrostomia (G)

Antes do procedimento

Antes da cirurgia, ser-lhe-á mostrada uma sonda de gastrostomia real (comprimento padrão ou baixo perfil), ou uma imagem dela. Ser-lhe-ão dadas informações específicas sobre como a sonda vai ser colocada.

Você ou o seu ente querido pode ficar internado no hospital durante alguns dias depois da cirurgia. Se esta não for a sua primeira sonda de gastrostomia, provavelmente não será necessária uma cirurgia para colocar ou substituir a sonda de gastrostomia e poderá substituir a sonda no consultório ou numa clínica.

Recomenda-se que tome um duche na noite, ou na manhã anterior ao procedimento. Não se deve comer nem beber nada várias horas antes da cirurgia. Será informado(a) sobre o número específico de horas de jejum de líquidos e alimentos, no dia anterior ao procedimento.

A equipa médica falará consigo a respeito da sonda, acerca do seu funcionamento e sobre os cuidados a ter com esta. Essas informações ser-lhe-ão dadas de novo depois do procedimento.

Durante o procedimento

O procedimento deve durar entre uma e três horas. Você ou o seu ente querido irá levar anestesia por causa do procedimento e depois ficará na sala de sala de recobro pós-anestésico durante algumas horas.

A sonda pode ser colocada através de vários métodos. O médico irá escolher o que for mais adequado para si.

Caso se trate de uma substituição de sonda, ou se for passar de uma PEG, ou outra sonda, para uma sonda de baixo perfil (sonda G MIC-KEY*), o médico irá medir o estoma e escolher a sonda com o tamanho adequado para si.

Depois do procedimento

Algumas horas depois da cirurgia, a alimentação por sonda será iniciada gradualmente.

Inicialmente, a zona do estoma pode ficar sensível. Se for necessário, serão administrados medicamentos analgésicos. É natural que observe alguma drenagem (transparente ou tingida de sangue) na zona. A equipa médica pode utilizar um curativo para absorver a drenagem. Os pensos/gazes serão usados apenas nos primeiros dias do pós-operatório, se ocorrer drenagem. Certifique-se de que troca o pensoi/gaze sempre que necessário, para manter a zona seca, visto que os pensos/gazes húmidos e sujos podem causar lesões na pele ao redor da zona do estoma. É normal alguma vermelhidão depois do procedimento, que deve desaparecer em cerca de três dias.

Por ocasião da alta, deve receber instruções sobre os cuidados diários a ter com a sonda e com o estoma. Também vai aprender como administrar alimentos e medicamentos através da sonda e dos conjuntos de extensão (para sondas de gastrostomia MIC-KEY*), como enxaguar a sonda, que equipamentos de alimentação adicionais serão necessários e onde os pode obter e quando deve para o médico.

Se existir um estoma plenamente cicatrizado e essa sonda for simplesmente uma sonda substituta, poderão dar-lhe instruções sobre como realizar a substituição em casa.

Seu primeiro dia em casa

Vai precisar de escolher um bom local para guardar as coisas e os equipamentos e onde preparar a bomba e o conjunto de alimentação ao chegar a casa.

Até que a zona do estoma esteja totalmente cicatrizada, evite a imersão em água. Tome duches, em vez de banhos de banheira. O profissional de saúde vai avisá-lo(a) quando puder tomar banho de banheira ou nadar. É importante que não se esqueça da higiene bucal, mesmo se não houver ingestão de alimentos ou medicamentos por via oral. É importante escovar os dentes regularmente e enxaguar a boca várias vezes ao dia.

Durante as duas primeiras semanas, limpe a zona com gaze e água estéril; certifique-se de que limpa também por baixo da cúpula da sonda. Certifique-se de que mantém a sonda e a zona do estoma sempre limpas e secas. É natural que observe alguma drenagem nos primeiros dias, mas fique também atento(a) às alterações relevantes na pele ou no estoma que a equipa médica lhe descreveu antes de receber alta.

Siga as recomendações para enxaguamento, que pode consultar nas instruções de utilização (IFU) ou no guia de cuidados, para ajudar a evitar o entupimento da sonda. Limpe os conjuntos de extensão MIC-KEY* depois de cada utilização, conforme as instruções do hospital.

Passado um período de duas semanas: Como parte dos cuidados diários com a sonda e com o estoma, será necessário rodar a sonda diariamente para evitar que esta fique colada no canal que percorre ou ao revestimento do estômago. Se sentir a sonda muito apertada, entre em contato com a sua equipa médica.

Pode consultar as instruções por escrito relacionadas com a alimentação. Isso inclui informações sobre quando administrar a alimentação, o que dar, que quantidade e informações sobre configuração da bomba, se pertinente. Certifique-se de que compreende quais os problemas que podem exigir atendimento de urgência (resposta até 24 horas) ou de emergência (resposta imediata). Em caso de dúvida, ligue para a equipa médica.

Não se esqueça: depois de qualquer grande mudança, o primeiro dia em casa vai exigir alguma adaptação. Contudo vai habituar-se em pouco tempo e saber o que fazer com a sonda de alimentação e desenvolverá uma nova rotina que acabará por se tornar natural.