Adultos

Scroll

Sonda gastrojejunal (GJ)

Antes do procedimento

No dia da cirurgia, ser-lhe-á mostrada uma sonda gastrojejunal real, ou uma imagem dela, com a explicação das suas funcionalidades, inclusive sobre quando usar a ligação jejunal e a ligação gástrica. As sondas gastrojejunais podem ser de baixo perfil ou de comprimento padrão.

No período de 24 a48 horas antes irá receber instruções sobre o protocolo pré-procedimento, inclusive sobre como se preparar para a intervenção, e acerca do número específico de horas de jejum de líquidos e alimentos. Também receberá instruções sobre o que é que vai precisar e onde pode adquirir essas coisas.

A equipa médica recapitulará as informações sobre como usar a sonda e os equipamentos depois do procedimento.

Durante o procedimento

Você ou o seu ente querido poderá levar anestesia geral por causa do procedimento. O procedimento deve demorar uma hora, com um período de uma a três horas na sala de recobro pós-anestésico.

Na colocação laparoscópica, o abdómen ficará cheio, porque é injetado ar para dentro deste de modo a auxiliar a colocação da sonda.

Depois do procedimento

Não poderá comer por um período de até 24 horas depois do procedimento. A equipa médica irá observá-lo(a) ou ao seu ente querido atentamente. Na altura certa, irão iniciar gradualmente a alimentação através da sonda.

Até que a zona do estoma esteja totalmente cicatrizada, evite a imersão em água. Pode tomar duches, mas não pode tomar banhos de banheira. O profissional de saúde vai avisá-lo(a) quando puder tomar banho de banheira ou nadar.

A equipa médica vai ensiná-lo(a) a limpar a sonda e a zona do estoma.

Nas duas primeiras semanas depois da colocação, a zona do estoma deve ser limpa diariamente, com gaze e água estéril. Comece perto da zona do estoma e faça movimentos circulares para fora. Não tente ajustar o disco de fixação que mantém a sonda no lugar. É natural que observe alguma drenagem (transparente ou tingida de sangue) na zona, nos primeiros dias após a colocação. Remova delicadamente qualquer resíduo. Depois enxague e seque completamente a zona. É normal alguma vermelhidão depois do procedimento, que deve desaparecer em cerca de três dias.

Alguns medicamentos poderão ser administrados para ajudar a aliviar a dor, bem como ser-lhe dada uma prescrição para tomar em casa. Certifique-se de que percebe se o medicamento deve ser administrado pela entrada jejunal (J) ou gástrica (G), ou se pode ser tomado por via oral.

Será informado(a) sobre como administrar alimentos e medicamentos através da sonda, sobre a abertura, sobre o que requer atenção e cuidados de emergência (imediatos) e sobre o que pode esperar para ser atendido num período de 24 horas. Irá receber também um cronograma de alimentação.

Passadas duas semanas, a sonda e a zona do estoma poderão já ser limpas com água e sabão. Em seguida, enxague e seque a zona.

Lembre-se: NÃO rode a sonda gastrojejunal.

Será informado(a) sobre quem e quando chamar alguém, se tiver algum problema, e sobre o que requer atenção e cuidados de emergência (imediatos) e sobre o que pode esperar para ser atendido num período de 24 horas.

Seu primeiro dia em casa

No primeiro dia em casa, continue a vigiar quaisquer sinais de dor e administre os medicamentos conforme as instruções da equipa médica.

Evite usar roupas apertadas ou que possam causar fricção a zona do estoma. Prender uma sonda de comprimento padrão ajudará a evitar que se enrosque ou que seja arrancada acidentalmente.

Siga o cronograma de alimentação e as instruções, utilizando a abertura sempre que necessário e se recomendado pela equipa médica. Coloque a bomba num suporte ou numa mochila para alimentação contínua.

É importante ter cuidados diários com a sonda e com o estoma. A higiene bucal deve continuar a ser feita, quer haja ou não ingestão de alimentos ou de medicamentos por via oral. É importante escovar os dentes frequentemente e enxaguar a boca várias vezes ao dia.

A equipa médica deve ter lhe ensinado como administrar medicamentos e qual a entrada que deve usar, além de que também lhe deve ter fornecido instruções caso os medicamentos precisem ser diluídos em água, para evitar cólicas e diarreia. Certifique-se de que segue as instruções sobre quando e como administrar medicamentos e enxaguar a sonda antes e depois de administrar os medicamentos. O enxaguamento adequado com pequenos volumes de água e os cuidados a ter com a sonda são particularmente importantes para a sonda gastrojejunal (GJ), pois essas sondas são mais propensas a entupimentos.

Certifique-se de que a sonda está segura e protegida contra a manipulação excessiva, bem como dos animais de estimação ou das crianças pequenas. Lembre-se: NÃO rode a sonda gastrojejunal.

Forneça as suas informações de contato ao fornecedor de equipamentos médicos ao domicílio para acautelar futuras necessidades de material e equipamentos.

Compreenda e siga as orientações sobre situações urgentes (que exigem resposta até 24 horas) e problemas de emergência (que exigem resposta imediata).

Não se esqueça: depois de qualquer grande mudança, o primeiro dia em casa vai exigir alguma adaptação. Contudo vai habituar-se em pouco tempo e saber o que fazer com a sonda de alimentação e desenvolverá uma nova rotina que acabará por se tornar natural.